Em 7 de janeiro de 1903, na província da Normandia, França, nasceu o eminente pesquisador André Voisin, falecido em 21 de dezembro de 1964, em Havana, quando mal havia passado 18 dias intensos, lecionando 8 aulas, de um curso de 10, sobre o Influência do solo no animal através da planta e que Fidel e Núñez Jiménez atenderam pontualmente.
Entidades e organizações do setor agroecológico e regenerativo da agropecuária, do México, Colômbia, Chile, Brasil e Espanha escreveram uma carta aos dirigentes do Real Madrid, referindo-se à notícia do patrocínio entre o clube desportivo e a produtora Meatless Farm vegetais.
As organizações pioneiras em Agroecologia e Pecuária Regenerativa compartilham a ideia do Real Madrid de desestimular o consumo de carnes industrializadas e ultraprocessadas e até mesmo de desaparecer ou mudar seu sistema de produção, dependente de agroquímicos e dependente de combustíveis fósseis.
No entanto, com o objetivo de divulgar uma visão mais ampla do contributo que uma pecuária bem gerida pode dar à sustentabilidade ambiental, pretende criar um canal de comunicação com o Real Madrid que também permita dar a conhecer esta realidade.
A carta expressa a semelhança que a produção industrializada de carnes tem com a atual proposta de “carnes” de origem vegetal, pelo que se exclui que estas sejam uma solução do ponto de vista da sustentabilidade social, ambiental e nutricional. dependem do uso intensivo de agroquímicos e maquinários com alta dependência de combustíveis fósseis, baseados em monoculturas principalmente de Soja Transgênica fumigada com inseticidas e herbicidas.
Por outro lado, a visão agroecológica aplicada aos animais em pastoreio não só respeita a biologia e os ecossistemas, mas também produz alimentos saudáveis e tem a capacidade de capturar o carbono atmosférico e capturá-lo no solo. Tudo isso apoiado em artigos científicos, notícias e vídeos que acompanham a carta assinada por organizações e entidades dos 4 países mencionados no início.
Leia a carta na íntegra: Carta respecto al Patrocinio Real Madrid – Meatless Farm 2021
Documento publicado pela Unión Ganadera Regional del Norte de Veracruz (UGRNV), datado de 1973. O folder mostra o que é, os objetivos, as vantagens, algumas definições e as 4 leis do pastoreio racional. Há quase 50 anos, o PRV já era divulgado pelo mundo!
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) têm descoberto altos índices de biodiversidade no bioma Pampa, que ocupa a Metade Sul do Rio Grande do Sul e parte dos territórios da Argentina e Uruguai. “A maioria das pessoas associa a biodiversidade às florestas tropicais, não aos campos, e isso se reflete em poucas políticas públicas voltadas a vegetações campestres”, observa o professor e pesquisador na área de Botânica e Ecologia Vegetal na Ufrgs, Gerhard Overbeck, que coordenou o levantamento. Segundo ele, ainda que as 56 espécies encontradas se constituam num recorde para o ecossistema, não é incomum detectar de 30 a 35 espécies no mesmo espaço, números bem superiores aos encontrados no Cerrado e no Pantanal, por exemplo. O trabalho foi feito em oito sítios de pesquisa no Estado, que aparentavam ter sua vegetação nativa mais conservada.
Acredita-se que esse elevado número de espécies vegetais se deve a vegetação campestre nativa ainda estar preservada em muitas regiões gaúchas, justamente devido a pecuária familiar.“Os bovinos e ovinos domesticados exercem um papel ecológico semelhante ao dos herbívoros nativos que se extinguiram com o passar dos anos”, explica Overbeck.
Além da Ufrgs, pesquisadores das universidades federais do Pampa, de Pelotas, de Santa Maria, de Santa Catarina e da Fronteira Sul e estadual de Ponta Grossa participaram do trabalho, que integrou a Rede Campos Sulinos. A iniciativa foi fomentada pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Créditos: Carolina Pastl
Leia a reportagem completa: clique aqui
A Rede de PRV é um projeto de extensão do Núcleo de Pastoreio Racional Voisin com objetivo de reunir produtores, pesquisadores, extensionistas, professores e estudantes interessados no manejo agroecológico das pastagens para trocar ideias, informações, experiências, divulgação de eventos e promover encontros temáticos sobre PRV.
Para se inscrever na rede, complete o formulário -> https://forms.gle/UP7QVH1QT2pNTEEB8
Para saber mais sobre a Rede de PRV, confira a seção “Extensão” -> “Rede de PRV” ao lado ou clique aqui.
Luiz Carlos Pinheiro Machado (1928-2020)
Luiz Carlos Pinheiro Machado (1928-2020) foi o criador e principal divulgador do PRV. Conheceu as ideias de André Voisin durante uma visita à França e logo aplicou em sua Fazenda em Taquara/RS. Durante os longos anos de experiência fez modificações em seu projeto, mas sempre se baseando nas “Leis Universais do Pastoreio Racional”. Em 1970 criou o Instituto André Voisin onde inventou o Pastoreio Racional Voisin (PRV) e ministrou centenas de cursos e palestras ao redor do mundo disseminando o PRV. Escreveu diversos livros, não só sobre PRV, mas também foi influente nas áreas de: Suinocultura, pela transformação e substituição do uso do porco-banha para porco-carne; Etologia, ao ministrar a primeira disciplina de etologia para cursos da ciências agrárias na América Latina; Agroecologia, por disseminar as ideias tanto do manejo agroecológico das pastagens, o PRV, quanto contra o revolvimento do solo e uso de agroquímicos.
Quer saber mais sobre a história dele? Confira a seção “História” -> “Luiz Carlos Pinheiro Machado” ao lado ou clique aqui.
André Voisin (1903-1964)
André Marcel Voisin (1903-1964) foi o genial criador das “Leis Universais do Pastoreio Racional” enunciadas no livro “Produtividade do pasto” (1956). Nasceu na França em 1903 e viveu a infância em Dieppe. Em 1923 se graduou em Física-Química pela Escola Superior de Física-Química de Paris, lutou junto do exército Francês na 2ª Guerra Mundial. Após a sua participação na guerra, retorna à França para administrar uma fazenda de 130 ha, “Le Talou”, se ocupando do estudo das pastagens, organizando também uma cooperativa de “produtores de leite limpo, são e natural”. Voisin escreveu outros diversos livros, além do já citado, que serviram de base para o planejamento e elaboração dos fundamentos do Pastoreio Racional Voisin. No dia 21 de dezembro de 1964 em uma visita à Cuba para dar um curso na Universidade de Havana, Voisin confidenciou à sua esposa Marthe Rosine Voisin: “Hoje darei a melhor conferência da minha vida” e na noite deste dia, André Voisin faleceu deixando seu legado ao mundo e ao povo Cubano.
Quer saber mais detalhes sobre sua história? Confira a seção “História” -> “André Voisin” ao lado ou clique aqui.
Nesta página serão publicados textos sobre os diversos assuntos que tangem o manejo agroecológico do complexo solo-planta-animal, o Pastorio Racional Voisin (PRV). Nosso propósito é divulgar e aproximar os leitores dos estudos feitos em nosso núcleo de estudos. Nos menus presentes ao lado esquerdo da página é possível conferir assuntos como Histórico do PRV, nossos Vínculos, assim como nossas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão exercidos na Universidade Federal de Santa Catarina. De tempo em tempo mais tópicos serão adicionados à estes menus e todas as postagens serão publicadas na aba “Início”.
Para acompanhar a publicação de novos textos nos acompanhe pelas redes sociais:
Facebook nucleoprv
Instagram @nucleoprv
Também temos um canal no Youtube onde serão publicados vídeos referentes à assuntos de nossas publicações
Youtube Núcleo de PRV
Obrigado pela atenção!
“Temos a convicção de que estamos fazendo História” – Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, 2011